0800 602 5370 | +55 (62) 3207-5566 | +55 (62) 9 9971 5370

A história do Transporte Aeromédico

11 de abril , 2017
Transporte Aeromédico

O transporte aeromédico hoje apresenta uma estrutura moderna, com equipamentos de ponta que garantem um bom atendimento ao paciente. Mas lá no início da história da UTI Aérea não era bem assim.

UTI Aérea atual – Transporte Aeromédico Brasil Vida

Foi durante a guerra Franco Prussiana, em 1855, que surgiu a necessidade do transporte militar e de feridos, começando aí o que se tornaria futuramente o transporte aeromédico. Os soldados eram transportados em balões em condições precárias para hospitais de campanha e com ausência de profissionais da saúde, principalmente médicos.

Na 1ª Guerra Mundial começaram a surgir os primeiros modelos de aeronaves para transporte médico, mas elas eram um pouco diferentes do que vemos hoje. Não tinham pressurização, alcançavam a velocidade de 150km/h e os feridos viajavam em um compartimento à frente do piloto.

O primeiro médico que se dedicou à fisiologia da altitude foi Paul Bert. Ele demonstrou que o homem não estava adaptado ao ambiente aéreos estava sujeito a vários efeitos causados pela altitude, como hipotermia e hipóxia. Foi só depois do surgimento da Medicina Aeroespacial que puderam estudar a fisiologia do voo que contribuiu para o avanço na aviação.

E se você quiser saber mais sobre como é o transporte aeromédico e as aeronaves bem equipadas é só clicar aqui http://www.brasilvida.com.br/servicos/transporte-aeromedico/

Fonte: medicinaintensiva.com.br

NOTÍCIAS

Fique por dentro das notícias da Brasil Vida e do mundo da aviação.

importância de ser doador de órgãos declarado

Saiba a importância de ser doador de órgãos e tecidos declarado

Conheça a importância do transporte aeromédico

UTI Aérea

Como funciona uma UTI Aérea?

Transporte Aéreo de Órgãos e Tecidos

Como funciona o transporte aéreo de órgãos e tecidos?